Veja nossas redes sociais

CURIOSIDADE

Cama Gamer? Diga ‘olá’ para o sedentarismo

Conte aos amigos!

Recentemente, a empresa japonesa Bauhütte, responsável por desenvolver móveis como mesas, cadeiras e acessórios voltados para o público gamer, anunciou um novo produto que quebrou a internet e despertou atenção aos gamers mais hardcore.

A empresa Bauhütte promete trazer a experiência definitiva para o seu público

A empresa aposta no sucesso do produto no Japão e pelo mundo todo. O móvel busca mesclar o design “gamer”, minimalista e com cores em destaque, com a funcionalidade que busca trazer tudo mais próximo do gamer através dos kits. A foto em questão trata-se do conjunto completo que vão além da própria cama em si, entre eles estão mesas com suporte para lanches e salgados; porta copos e garrafas; suporte para controles e video game; cabeceira funcional; puff para ajudar no conforto ao usar; móveis de apoio e para guardar a roupa. Todos eles podem ser adquiridos separadamente ou comprados no conjunto completo que está estimado em ¥113,25 ou $1.048,00 de acordo com o The Verge.

Especialmente no Japão, em que o individualismo e o isolamento social é algo visto diferente do resto do mundo. Essas questões são tão predominante no Japão que existem até Hoteis Cápsulas, o Capsule Hotel Shibuya é um dos mais conhecidos, em que as acomodações encapsuladas são equipadas com tudo que a pessoa precisa porém num espaço totalmente reduzido especialmente para hospedagem de uma pessoa.

Capsule Hotel Shibuya. Fonte: https://www.booking.com/hotel/jp/capsule-and-sauna-century-shibuya.pt-br.html

Além disso, existe um termo no Japão, os Hikikomori, que são denominadas as pessoas que vivem sem sair de seus quartos. De acordo com o artigo da BBC, meio milhão de japoneses encontram-se nessa situação, principalmente adolescentes e jovens. O que um produto pode ter sido criado, a principio para facilitar, otimizar e trazer mais conforto aos gamers em geral e quem trabalha com isso, também pode incentivar questões negativas como o tal isolamento, o sedentarismo entre outras questões sociais e de saúde.

Analisando a imagem do produto, existem algumas observações que são questionáveis. O fato de ter muitos itens de suporte de bebidas e comidas, porém nada que tivesse um suporte de um frigobar ou algo refrigerado para elas. Além disso, os kits em relação à cama possuem problemas ergonômicos que comprometam o seu uso de fato, como mesas e suportes de teclado que não está exatamente de acordo com o monitor conforme ilustrado na imagem abaixo.

Ergonomia questionável da Cama Gamer tem gerado discussões sobre sua real finalidade.

Embora os kits sejam totalmente opcionais, com o “pacote” completo, por sua vez o mais caro, a empresa garante a verdadeira experiência para o seu público. Pode ser que a ideia dê muito certo no Japão, mas não tenha tanta certeza no resto do mundo, visto que as empresas de móveis gamers já estão consolidadas com uma grande variedade de Cadeiras e Mesas destinado ao público gamer, que de maneira geral, são bem mais otimizadas e cumprem melhor o seu papel. Além disso, pessoas que querem se isolar de alguma forma, com certeza não vão depender de uma cama gamer para isso, visto que esse é um problema social, psicológico e também cultural, no caso do Japão e dos demais países asiáticos, porém é fato que o item corrobora ainda mais com esse fenômeno.

0 0 vote
Article Rating

Amante de games, música e da cultura geek em geral. Tenho um canal no youtube que reflete exatamente tudo que sou. Participo do TaimbrCast e do Taimbr e passo a maior parte do tempo editando ou rabiscando ideias.

Advertisement
Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Relevantes

Todos os Direitos Reservados © 2020 TAIMBR news
Todas as imagens de filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
%d blogueiros gostam disto: